sábado, 20 de junho de 2009

Bastidores - Ângelo Pinheiro

Iniciando a série "Bastidores", falo aqui um pouco da minha experiência e impressão pessoal com cada entrevistado. O primeiro que tive e honra de entrevistar para o site foi Ângelo Pinheiro. Também fiz aulas de maquete com ele. Vejam aqui o resultado... :) É um canto de uma loja da virada do século passado (~1900) em São Paulo. Quase toda feita em papel!!! É a técnica 'overlay' que ele fala na entrevista. E como sinto falta de nossas sessões! Ele é "fluente" em todas as escalas e em praticamente todos os materiais. O que mais me impressionou foi sua generosidade em compartilhar seu conhecimento, ensinando sem hesitar truques e dicas, pequenos "segredos" de como fazer miniaturas. Uma dica importante (dentre as muitas) que aprendi com ele e que está sempre presente na minha mente quando vou trabalhar é: "Mão firme na régua, mão leve no estilete. É melhor passar o estilete várias vezes com leveza do que forçar". Este cuidado não só torna o corte mais "limpo" e o trabalho melhor acabado, como também é uma importante regra de segurança, pois evita muitos acidentes! Ele é um dos poucos que vive da arte, mesmo que suas encomendas sejam mais voltadas para as maquetes. Ainda assim, isso o torna quase um herói. Num país onde a maioria do público que vê uma miniatura quase 'cai o queixo' de espanto por nunca sequer ter imaginado que isso era possível, viver de miniaturas é um grande mérito de excelência. Mora em um local privilegiado, em meio ao verde, calma e paz. Além de estar equipado com todo o maquinário de sonho de qualquer miniaturista que se preze. É claro que um lugar desse não fica no centro de São Paulo. Por isso, na contramão de milhões de paulistanos, ele bem que gostaria de morar num lugar pequeno, bem no meio dessa confusão que chamam de cidade... Vai entender! :) E o dom da miniatura corre no sangue da família. Sua mãe, a simpatissísima Ivonne Pinheiro, é uma mestra nas agulhas, tanto na escala normal quanto na reduzida. Os tapetes, bordados e almofadas que ela faz encantam a todos. Tenho um caminho de mesa e um tapete de boas-vindas feitos por ela na minha modesta dollhouse e são meu xodó! (Se bem que tenho em alta conta cada miniatura que está naquela casa... hehe...) Quem tiver a oportunidade de aprender com ele, aproveite, pois vale a pena!

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Novo espaço para miniaturas em São Paulo

VILA SOL MINIATURAS
Os miniaturistas, fãs e curiosos de São Paulo acabam de ganhar um novo espaço múltiplo, uma LOJA - GALERIA - ATELIER de miniaturas! Criado por Solange (Sol), bem (re)conhecida entre miniaturistas e uma liderança muito querida no grupo Yahoo MiniBrasil, este novo espaço tem tudo para bombar. Nesta semana de pré-inauguração - de 5 a 12 de junho, das 10:30 às 18hs, uma exposição especial de uma vila em miniatura... uma vila antiga, com ambientes que podem ser vistos por fora e por dentro. Uma viagem de volta à infância de muita gente, como diz a própria Sol! Outras exposições, com certeza, virão! E em breve funcionará também no espaço a loja para venda de materiais e acessórios, além de virem por aí cursos e workshops. Anote aí e veja de perto este grande presente para quem ama minis:
RUA JOÃO ALVARES SOARES, 1108 - CAMPO BELO - SÃO PAULO FONE: (11) 5681-5901

terça-feira, 2 de junho de 2009

Miniaturas na Mega

Este ano a Mega Artesanal também terá a presença de miniaturistas. Com dedicação, coragem e empenho, Anynha Miniaturas e MiniMárcia terão seu próprio estande na mega feira.

Garanta a sua presença e vá conferir de perto!

ANYNHA MINIATURAS, empresa orgulhosamente brasileira de padrões internacionais, tem o prazer de convidar VOCÊ, para prestigiar as mais belas miniaturas na escala 1:12 da artista paranaense Ana Dalgiza, nos dias 01 a 05 de julho de 2009, das 11 às 19 horas, em São Paulo, no Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, feira MEGA ARTESANAL 2009.

Anynha Miniaturas neste ano vem com mais novidades e apresenta sua colega, também miniaturista, Márcia Benatti Bilheiro da - MiniMárcia, afinal, pessoas talentosas e inteligentes somam e fazem parcerias ...

ANYNHA MINIATURAS estará expondo seus trabalhos na Rua A1 – STAND nº 199, na rua da praça da alimentação.