domingo, 7 de março de 2010

Ferramentas para miniaturas: onde comprar e quais?

Quem resolve fazer miniaturas no Brasil logo se depara com um grande problema: ferramentas e suprimentos (material para trabalhar). 

Lá nos Estados Unidos e na Europa o hobby de miniaturas já é tão divulgado que é muito fácil encontrar lojas físicas ou online ou mesmo feiras onde se acha todo tipo de ferramentas e materiais. Já aqui... bem, tem que se desenvolver a habilidade do 'sevirol'... :) 

Mas nem tudo é tão difícil assim. Há pelo menos dois tipos de lojas que não têm nada a ver com dollhouses e miniaturas mas que são grandes fornecedores de ferramentas para nosso uso: fornituras (lojas para relojoeiros e joalheiros) e dentais (lojas para dentistas).

Hoje mostro aqui algumas ferramentas que podem ser encontradas nas lojas de Fornituras, a preços bem acessíveis. 



Nesta foto mostro algumas brocas, de várias espessuras mas todas bem finas. Ótimas para fazer todo tipo de furos pequenos necessários. Algumas lâminas de serra para usar com a  serra de arco ou serra de joalheiro. Essa serra é item número um para comprar. Em lojas de Fornitura eles vendem também. Com ela dá para cortar a madeira facilmente, em curvas seguindo o desenho que quiser. Alguns parafusos bem pequenos e no fundo uma pelica. Pode ser usada para lustrar ou, pintando da cor que quiser, como couro mesmo. É muito fina e ideal para usar em miniatura. 


Nesta foto mostro fios de aço em espessuras diferentes, pinças de qualidade - imprescindíveis para trabalhar com miniaturas, são extensões dos seus dedos! E têm que ser de qualidade, nada de "Xing-Ling" nessa hora!!! Uma pinça de qualidade não custa tão mais caro e vale seu preço, pois dura uma vida toda e É útil. As 'Xing-Ling' são baratas mas na hora de usar vc só 'xing'... Um buril com o cabo solto, que serve para entalhar desenhos em madeira ou para tornear, se vc se aventurar nessa área. E uma ponta de microretífica ('dremel')  para polir. 

Finalmente, nessa foto mostro um estojo com VÁRIAS pontas (brocas) diamantadas, que também podem ser compradas numa Dental (lojas para dentistas). Elas podem ser usadas sem problemas na Dremel - e são MUITO mais baratas que as pontas da própria... É só comprar o "colete" menor para que elas fiquem bem ajustadas. Abaixo do estojo está uma pasta de polimento para usar em acrílico. Também pode ser usado em resina moldada, cerâmica plástica depois de ter ido ao forno e endurecido e até mesmo em biscuit... Um kit de limas muito pequenas e finas, ideal para dar acabamento em móveis trabalhados ou qualquer outro material. A peça com cara de alicate do lado direito é uma furadora que faz furos circulares em vários diâmetros. 


Quem mora em cidades menores, é só perguntar ao seu relojoeiro de confiança onde ele compra as ferramentas dele - deixando BEM claro que você NÃO pretende se tornar um concorrente, é para algo totalmente diferente! Quem mora em São Paulo, é só ir na Rua Barão de Paranapiacaba no centro, perto da praça da Sé e fazer a festa...

6 comentários:

  1. Que bom que vc está de volta.Adorei saber onde posso compra ferramentas para minis.Até agora só tenho improvisado,como por exemplo palito de laranjeira revestido com lixa fina para tornear,usado goiva bem fininha para perfurar minisdelicadas,miniarcos de serra para cortar madeira mais dura e estilete para balsa e lixa de unha para peças ainda mais delicadas.Agora com suas dicas vou poder encontrar mais facilmente ferramentas para meus trabalhos.Obrigada,amiga.Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Lenira,

    Improvisar e criar é fundamental nas miniaturas. Continue criando suas próprias ferramentas sempre! Até grandes mestres como o Ferd Sobol fazem isso.

    Mas qdo quiser alguma ferramenta já pronta, agora fica mais fácil saber onde achar, né? ;)

    ResponderExcluir
  3. Evelyne,vc sabe onde eu encontro,aqui no Brasil,aquelas ferramentas de fazer laços e rosas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. qual ferramenta, Daisy? Já vi duas diferentes lá fora. Dependendo que qual está falando, dá para comprar uma e fazer a outra...

      Excluir
  4. qual o nome das ferramentas que preciso para fazer miniaturas em Madeira.

    ResponderExcluir