terça-feira, 2 de abril de 2013

Nova coleção no mercado

Um novo lançamento da Planeta de Agostini: Casa de Fazenda

Minha primeira reação foi de entusiasmo, mas passado um tempinho, comecei a analisar melhor e cheguei à conclusão que NÃO é um bom negócio!


É uma coleção bem completa, que já vem com os móveis prontos. Conforme nos confirmou a Kika, de  Portugal, está na escala padrão 1:12 (já que a editora não soube confirmar...)

A coleção completa sai por uns R$3600, mas se fizer a assinatura no site, pelo menos os preços são fixos até o final da coleção:




Estou numa 'briga' de emails com a editora exatamente por isso!!! Quer dizer, não estou brigando de verdade, mas estou cobrando explicações deles sobre como chegaram ao valor de R$ 35 por fascículo enquanto que na Europa custa apenas 7,99 euros (~21 reais), uma majoração de 66%!!!

Primeiro vieram com a conversa sobre a "excelência dos produtos". Contra-argumentei que são os mesmos produtos vendidos na Europa por um valor bem menor. E eles sequer terão que pagar uma equipe de tradução porque estarão vendendo os mesmos fascículos, já traduzidos, que estão sendo vendidos em Portugal...

O pior é que lá oferecem 5 (isso mesmo, cinco!) kits diferentes de brinde para quem assinar a coleção (decoração de natal, manualidades, cãozinho com casinha de cachorro, estojo de manicure e o kit de eletricidade). Aqui, só o kit de eletricidade "com desconto"...


Aí vieram com a velha desculpa da carga tributária no Brasil. Contra-argumentei que impressos importados (os fascículos em si) são livres de impostos, um benefício garantido na constituição e as miniaturas e peças incluídas em cada fascículo são feitos na China, que é baratinho e tem um imposto MUITO baixo no Brasil, devido a acordos inter-governamentais. 

Além disso, os impostos incidem sobre o valor de custo, não sobre o preço final. E se lá venderam a 7,99 euros, aposto o que quiserem que já estabeleceram este preço para ter lucro, não foi caridade!!! 

Eu acho que a gente tem mais é que repensar mesmo. Ou eles abaixam o preço para um valor razoável ou, se alguém quiser muito fazer a coleção, minha sugestão é que compre só os fascículos que vierem com as miniaturas e deixe de comprar os que vierem com a estrutura. 

(lembre que ainda terá que pagar para encadernar os fascículos. Minha experiência é que este trabalho - totalmente artesanal - sai mais caro que comprar um livro sobre miniaturas importado na Livraria Cultura...)

Quanto à estrutura, dou preferência total ao Sr. Milton, que faz casas com uma qualidade e materiais muito melhores por um preço muito mais em conta!

E pensem bem, nem aconselho a comprar todas as minaturas da coleção. Só as que forem difíceis de achar no Brasil (como o kit eletricidade) ou que algum miniaturista aqui no Brasil (ou você mesmo) não consiga fazer... 

26 comentários:

  1. Sabe me dizer em que escala eles são feitos? Procurei no site da Deagostini, mas não encontrei, rs. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá menina da foto,

      Normalmente essas coleções são na escala 1:12. Mas para ter certeza eu enviei a pergunta para eles.

      Assim que responderem eu incluo a escala na postagem, ok?

      PS: ótima pergunta!!!

      Excluir
    2. Menina da foto,

      A "brilhante" resposta que me deram foi essa:

      Informamos que as dimensões da casa montada é de:
      Altura: 506mm
      Largura: 415mm
      Comprimento: 820mm.

      Ou seja, ficamos na mesma. A não ser que nos passem também as medidas da casa em tamanho real em que se basearam para projetar a miniatura, não dá para ter certeza.

      Parece que lá ninguém sabe a diferença entre medidas absolutas e escala... ai, ai....

      Pela imagem do vídeo, comparando o tamanho da moça com a casa, pode ser qualquer coisa entre 1:12, 1:18, 1:20... Continuo apostando no 1:12, mas não dá para ter certeza..

      Excluir
  2. Eu estou repensando se vou mesmo fazer esta coleção...

    Vi no site da Planeta em Portugal e na Espanha, cada fascículo que aqui sairá por R$34 lá sai por apenas €7,99 (~R$21) 61% mais caro aqui no Brasil!!! Por que isso? Por acaso brasileiro acha dinheiro em árvore?

    Eles não terão q pagar uma nova tradução ou impressão, pois usam a mesma de Portugal. E nem venham com a conversa de impostos - a parte impressa está livre de impostos e o frete de quantidades maiores em containers sai mais em conta que se a gente importar individualmente.

    Lá já têm lucro com o preço de €7,99, claro, então, por mais que imposto de importação no Brasil seja alto, acho que estão exagerando...

    Dá uma raiva isso!!!

    ResponderExcluir
  3. .......Oi Evelyne

    Adoro os seus comentários...sempre são esclarecedores, super úteis, além doque você briga pelo que deveria ser nossos direitos.

    Concordo com você....temos que boicotar mesmo esses preços abusivos ...E dar valor ao produto brasileiro, sr. Milton e suas casas maravilhosas, com preços justos e qualidade superior.

    abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida!

      Bem, naõ sei se vai resolver muito meu 'bate-boca' com a Planeta, mas eu falei a verdade para eles: que nas coleções passadas o pessoal começava comprando, mas como são 100 fascículos (uns 2 anos), e o preço é bem salgado, a maioria desiste e eles ficam com produto encalhado. Se fizerem um preço mais justo, muitos completariam a coleção toda, novos apreciadores do miniaturismo seriam conquistados, e eles venderiam muito mais...

      Agora, sou sempre pela valorização do miniaturista brasileiro. Além do talento inquestionável, com os poucos recursos que temos aqui fazem milagres!!! Temos mais é que prestigiar o que é nosso, sim! :)

      Excluir
  4. Ola, eu vivo em portugal e posso-lhe confirmar que é a escala 1:12, porque eu estou a fazer a colecção da mesma ;)adoro o seu blog cumprimentos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kika,

      Obrigada pela confirmação! Vou acrescentar oficialmente na postagem. Eu estava apostando nesta escala, é a mais lógica por ser a de maior aceitação internacional, mas só por fotos é difícil ter certeza...

      Por curiosidade, veja só a resposta (quase hilária) que me enviaram quando insisti que não queria as medidas, mas sim a escala:

      "Prezada Srª. Evelyne,

      Informamos que a casa não possuí escala pois não se baseia em outra casa específica. Esclarecemos que as medidas das casas são as metragens relacionadas abaixo.

      Atenciosamente,
      Ed. Planeta DeAgostini"

      ai, ai... :)

      Excluir
    2. Kika, uma pergunta importante:

      Você acredita que faria esta coleção se cada fascículo custasse € 13,50?

      Excluir
  5. ola, peço desculpa de não ter respondido antes.Se fosse esse valor não nem pensar a casa sairia muito cara mesmo assim já acho que sai um bocadinho cara.
    Aqui o 1º numero custou-me 1,99€ o 2º número- 4,99€ e agora tenho pago 8,99 mas sai 2 ou 3 números por mês é conforme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kika!
      Foi exatamente por isso que revi minha opinião sobre a coleção e aconselhei a só comprar os fascículos que realmente interessarem.
      É uma pena, pois a casa é linda!
      Se praticassem aqui o mesmo preço que cobram aí, seria outra coisa, eu faria a coleção com gosto! :)

      Excluir
  6. Ahhh... eu ainda estou pensando se assino ou não a coleção! Queria comprar nas bancas só os fascículos com os móveis, como fiz com a outra coleção deles, mas o problema é que a coleção não veio para as bancas aqui de São Paulo... se eu quiser os móveis da coleção vou ter que assinar... não vai ter outro jeito!
    Como é difícil encontrar algumas minis aqui no Brasil e o preço nunca é tão bom mesmo estou pensando em assinar, por exemplo o fascículo 2 vem com o móvel do banheiro + toalhinhas + jarro com bacia... se pensar que eu comprei numa loja virtual aqui do Brasil um jarro com bacia como esse e paguei R$ 24,90... vai me sair barato o móvel + jarro com bacia + toalhinhas por R$ 34,90 (na verdade menos pq os fascículos 1 e 2 são mais baratos). A cristaleira que é o fascículo 1 também vale muito a pena, assim como outros móveis de madeira que por aqui custam ás vezes mais de R$ 50,00!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, não tenho nada contra as pessoas fazerem essa coleção. Só acho um desaforo eles cobrarem € 13,50 dos brasileiros por algo que cobram apenas € 7,99 dos europeus, que ganham muito mais que nós!

      Mas é verdade, é difícil conseguir miniaturas no Brasil a preços acessíveis. Costumo contornar isso ficando de olho em ofertas em bons sites/lojas lá fora. Mas é bom ter em mente que o frete pode sair caro e, se alfândega implicar, pode cobrar taxas de importação (cobram até sobre o valor do envio!) e que pode fazer com que fique o dobro do preço.

      Então, se você curtiu mesmo a coleção, faça! :)

      Só lembre que terá que ter um espaço para ela na sua casa depois de montada. Eu comprei uma dollhouse enorme nos EUA quando fui que até hoje não montei por absoluta falta de espaço para colocar depois de montada, não pensei nisso antes! Teria comprado um modelo menor se tivesse pensado bem. E lembre-se também que levará um pouco mais de 2 anos para finalmente poder apreciar sua casa por inteiro.

      Então, você tem as seguintes opções:
      1) Fazer a coleção (investindo +/- 3900 reais, 110 meses ou + de 2 anos)
      2) Comprar uma dollhouse com Sr Milton ou outro marceneiro de sua confiança, do seu jeito, e montar como preferir. Comprando os itens em lojas no exterior pela internet
      3) Fazer os itens e móveis você mesma - pode ser divertido!
      4) Usar o dinheiro que gastaria na coleção indo a uma bela feira de miniatura no exterior, existem várias: nos EUA, na Inglaterra, na França, na Espanha, em Portugal, acho que até no Japão. E lá, se esbaldar de comprar miniaturas lindas e diferentes com o mesmo dinheiro que gastaria na coleção, rsrs... :D

      Todas as opções são válidas, o importante é curtir miniaturas, sempre!!! ;)

      Excluir
    2. Fiquei ainda mais confusa! kkkkkkkk
      Sem saber oque fazer!!! rsrs.
      Vou ter que pensar melhor...

      Excluir
  7. Que "fora" o meu! São 110 SEMANAS, não meses, hehe... São 10 fascículos, mas até o número 10 são quinzenais, só então se tornam semanais...

    Como um ano tem 52 semanas, são exatos 2 anos, um mês e 2 semanas... :)

    ResponderExcluir
  8. O problema é que o consumidor da maior parte do país não tem o direito de comprar os fascículos separados, o que é um absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimi, não conheço este tipo de restrição, e olha que moro no interior também. Será que não é uma restrição criada pelo seu jornaleiro habitual?

      Para eles é complicado quem compra exemplares avulsos de coleções, pois atrapalha seus pedidos e imagino que os distribuidores também não gostem.

      Mas o que importa é o consumidor, e se você quer só alguns fascículos, é direito seu!

      Minha sugestão é que procure outra banca de revistas, e combine com o jornaleiro. Visite o site da coleção (da Planeta), de preferência o de Portugal, que já está mais adiantado, e faça uma lista dos fascículos que vai querer comprar - lá tem foto das minis que vêm em cada um - e combine com o jornaleiro. Talvez com essa certeza eles sejam mais flexíveis...

      Boa sorte!

      Excluir
  9. Oi Evelyne, como vai?
    Encontrei o seu blog pesquisando sobre esta coleção.
    Gostaria de saber se vc obteve algum retorno positivo deles.
    Queria muito fazer a coleção, mas neste valor, não consigo.
    Obrigada,

    Roberta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta,

      Bem-vinda ao blog do DHB! :)

      Então, não tive mais retorno nenhum deles não, só aquele blá-blá-blá tradicional que já falei sobre impostos, etc.

      Eu mesma tinha feito a assinatura da coleção e cancelei. Além do preço, me dei conta que iria acabar com mais uma casa igual à de todos que colecionarem, e gosto de fazer coisas diferentes, rsrs...

      As sugestões que posso dar são as mesmas que mencionei para a Mariana, que vc vê mais acima.

      O importante é fazer minis, sempre! E divertir-se bastante... ;)

      Excluir
  10. Oi pessoal
    tenho colecionado a casa da fazenda através de assinaturam mas não acho que vale a pena todos os fasciculos, será que tem alguem aqui que more em são paulo e conheça alguma banca de jornal que venda a coleção, estou no bairro butanta, mas este bairro não rebece esta coleção. Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá bem ja passou 2 anos desde que disse que estava a fazer a colecção a verdade é que ainda não acabou ja vou no fascículo 74 e ainda falta mais uns meses. Mas também concordo com a Adriana Oliveira não era preciso tantos fascículos.
    Estou super empolgada que acabe para começar a montagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kika!

      Ah, mas como faltam poucos itens, já deve dar para começar a montar, não?

      Mostre o andamento da montagem lá no grupo do Dollhouse Brazil no facebook, vamos gostar muito de acompanhar!

      https://www.facebook.com/groups/dollhousebrazil/

      Excluir
  12. Ola;)
    Sim já dá para começar a montar mas queria ter os fascículos todos para poder me organizar ;) mas vou tentar mostrar passo a passo a montagem.

    ResponderExcluir
  13. Comecei a montagem, mas me faltaram alguns itens, pois perdi durante as mudancas de endereco q fiz... de qq forma, deu mto trabalho! Mas ta divertido

    ResponderExcluir
  14. Oi pessoal, comecei a assinatura da casa vitoriana tem uns dois anos e meio; comecei a perceber que haviam cortado a entrega pelo correio quando não mais descontaram na minha fatura de cartão, entretanto a coleção está incompleta, faltando portas janelas e itens de acessórios. Fiquei chateada pois não me avisaram nada e ainda hj envio vários e maisso e eles não me respondemandou. Como posso aqui no Brasil encontrar portas janelas utensílios moveis? Já que percebo uma dificuldade em encontrar miniaturas.vces sabem? Sei que na Alli express site japonês vende tudooooo o só que demora de chegar 3 meses e ainda corremos o risco de perder nossa mercadoria . Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, lamento muito saber as dificuldades que você encontrou na sua coleção, é muito frustrante isso!

      E, por favor, desculpe minha demora em responder... quase não tenho mais monitorado o blog, migrei quase que totalmente para o facebook.

      Aliás, se você está no face, sugiro entrar para o grupo do dollhousebrazil. Lá vc pode postar sua dúvida e poderá encontrar outros colecionadores ou miniaturistas que poderão suprir sua necessidade!
      https://www.facebook.com/groups/dollhousebrazil/

      Você também pode pesquisar em sites como OLX ou Mercado Livre, sempre tem alguém querendo vender uma parte da coleção que comprou mas descobriu que não terá tempo ou espaço para montar (coisas da vida, né?).

      Espero que encontre logo as partes que faltam para poder completar sua casa. E depois mostre p/ gente! :)

      Excluir