sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tutoriais para iniciantes (I) - Micromini

Este tutorial inaugura uma nova série, especialmente voltada para quem nunca fez miniatura. E procuro focar em materiais que dá para achar no Brasil (em boas lojas ou online).

Este é sobre como montar um kit de casa na escala 1:100 (ou menor), do fabricante nacional Minitec. Esta casinha pode ser usada como uma casa de bonecas para a sua dollhouse. Dá para fazer ela ficar bem realista!

Tem SURPRESA no final!!! :)

Você vai precisar (além do kit) de:

- tesoura pequena e bem afiada
- estilete
- superfície para corte
- régua
- lapiseira
- tinta acrílica branca, preta, verde (do tom da grama), marrom ou da cor que escolher para as janelas/portas, tinta dourada.
- renda fina, de 1 cm de largura
- prendedores de cabelo (parecem prendedores de roupa de ponta fina e alongada)
- cola branca
- super cola (tipo super-bonder)
- canetinha gel colorida
- fita adesiva completamente transparente
- fita adesiva dupla-face
- palito de dente (MUITO útil!!!)

É só ir seguindo as fotos:


Esta é a casinha que será montada. O modelo (061) ainda pode ser achado em algumas lojas, mas acho que não é fabricado mais. Tudo bem, o principio é o mesmo para qualquer modelo!
Este é o conteúdo do kit. O modo como faço aqui NÃO É exatamente como o fabricante manda, ok? Pelas instruções, é só colar e colar. Muito fácil. Mas para ficar mais realista, uso uma série de técnicas que aprendi lá fora com as micro-minis.


tudo que vem no kit
Por exemplo, você só teria que recortar em  volta do papel que vem sob as janelas e colá-las com o papel (fazendo de cortina/interior da casa) no lugar. A idéia é boa, mas não gostei do papel amarelo. Então a primeira medida que tomei foi colocar no micro-ondas por 1 minuto para descolar do papel sem rasgar a imagem. Eu ia só copiar   o papel impresso deles em papel branco, para ficar mais bonito. Depois decidi fazer TUDO diferente... :)
a idéia é até prática, mas o amarelo do papel não me agradou...
Depois, não gostei do tom laranja do "piso de pedra" que eles fornecem. Na imagem da embalagem o piso é cinza, então escaneei o papel e tirei a cor digitalmente para parecer cinza. Também fiz uma opção com o tom mais marrom. Por fim, acabei optando por um piso completamente diferente que achei na net, tipo lajotas de cerâmica. Mas usei a versão cinza para o balcão.
o papel verde é parte de outro kit...
o piso que usei, se quiser usar também.
O próximo passo é dar um acabamento melhor nas portas e janelas. São todas de plástico, e têm umas rebarbas típicas do processo de fabricação. Lixe com cuidado para eliminar as rebarbas, mas cuide para deixar reto, sem lixar demais.
rebarba das peças de plástico. São normais, faz parte do processo de fabricação.

O "terreno" é um isopor que parece com as bandejinhas de supermercado. as laterais podem vir com rebarbas. Dê uma lixada para um melhor acabamento.
rebarba de corte mal-feito (veio assim!)
Com as laterais lisas, marque, com a ponta de uma ferramenta de modelar biscuit, riscos e vá desenhando para imitar pedra. Ou então use canudo de tinta de caneta bic e vá marcando aleatoriamente, para dar uma textura.
começando a marcar as 'pedras' na lateral do "terreno" de isopor
Coloque uma pontinha de tinta preta numa pequena "poça" d'água. Aplique essa "água suja" nas laterais do "terreno". Ela se deposita mais nas ranhuras, dando profundidade à textura que você criou e simulando cor de pedra. Espere secar. Passe um "pincel seco" com um cinza bem claro por cima. "Pincel seco" é quando você molha o papel na tinta e retira quase tudo num papel toalha, e passa pela textura criada bem levemente, para só passar tinta para a parte em relevo, quase um esfumaçado.
tinta bem aguada para pintar as "pedras" na lateral do "terreno" de isopor.

fica assim!
Agora, recorte numa cartolina um molde do recorte exato das janelas. Note que as janelas e as portas têm uma moldura de relevo. Dependendo do modelo, eu colei a janela/porta de dentro para fora, ficando a moldura extra do lado de fora ou de dentro. Depende do gosto do freguês!... :) Mas o recorte tem que ter o tamanho mais interno do relevo da janela/porta.  Use este(s) cartão(ões) para marcar as posições das portas e janelas pelo lado de DENTRO. Recorte cuidadosamente com estilete e régua, tomando muito cuidado para NÃO ultrapassar as quinas, senão o corte excessivo aparece do lado de fora.
Um dos moldes, verificando se está no tamanho certo

Posicionando, marcando a lápis, e recortando com cuidado...

Testando para ver se encaixam bem nos recortes. Vou usar algumas janelas colando de fora para dentro e outras de dentro para fora. Questão de gosto! :)

Se preferir, pode colar tudo por fora, como instrui o fabricante. 

Uma das partes da casa, com todas as janelas e portas já recortadas.
Cole a estrutura como mandam as instruções. Use cola branca mesmo. Use os prendedores para segurar no lugar enquanto seca, ou com as mãos. É importante segurar, senão pode soltar e ficar com acabamento feio.
estrutura colada 

estrutura montada.
Agora é hora de pintar as portas, janelas e cercas. As do kit vieram numa cor verde, que achei bem feia! Usando o verso papel com as instruções, coloque duas tiras de fita adesiva dupla-face. Distribua as portas, janelas e cercas. Já as cercas, coloque com o lado da FRENTE para baixo (é sempre melhor pintar o verso primeiro, pois se descascar quando pintar o outro lado não vai aparecer tanto...). Pinte com a cor que escolheu. ESPERE SECAR BEM!!! Retire todas as peças com cuidado e pinte o outro lado das cercas do mesmo jeito.
use fita adesiva dupla-face para segurar as peças no lugar. Só a cerca precisará ser pintada dos dois lados. 

Estava com pressa e usei esmalte spray (suvinil). Mas recomendo tinta acrílica. A pressa agiu contra mim, porque com o tempo úmido e frio, demorou mais para secar!

Não gostei da cor da cerca e pintei com tinta acrílica (de artesanato mesmo) preta, brilhante. Muito melhor!!!
Passe cola no verso (lado áspero) do "balcão". Espalhe a cola com o dedo para não enrugar o papel. Cole no impresso de piso/pedra que escolher, pelo VERSO. Use as laterais do balcão como 'régua' e recorte o papel bem rente. Faça com cuidado para não cortar o cartão também!



Recorte pedaços pequenos de um saco plástico transparente (vem um dentro do kit, pode usar ele mesmo!) e cole no verso das janelas, como se fosse o vidro. Eu usei uma mistura de cola e verniz (a base de água) como um "filme", mas para as aberturas maiores não dá muito certo. Então recomendo o plástico. Segure o plástico no lugar com fita adesiva transparente. O plástico tem que ser maior que o espaço aberto, mas menor do que o verso todo, para a fita adesiva poder segurar no lugar (só a cola pode não segurar muito tempo...). Recorte pedaços pequenos da renda branca e cole no verso das janelas, com cola branca mesmo. Serão as "cortinas".
A renda colada atrás. Não precisa ficar "certinho", mas é preciso aparar para não passar da parte que será colada na estrutura.
Quando as portas e janelas estiverem secas, é hora de começar a colar em seus lugares. Passe UM POUCO de cola por toda a lateral. A porta da frente tem muito pouca margem de cola, então colei por trás também com fita adesiva. NÃO USE fita crepe, pois em poucos meses ela perde a cola! Se você não tiver feito seu aplicador de cola como expliquei nessa postagem, espalhe a cola com palito ou pincel bem fino.

reforço com fita adesiva no verso, só para garantir - achei que só a porta da frente precisou.

porta da frente no lugar

passando cola na janela, já com a "cortina"

colando no lugar
Para a porta do balcão eu pintei um 'vitral' pelo avesso, usando canetinha gel. Use sua criatividade! Marque os contornos com marcador preto primeiro depois preencha com as cores que preferir.
a porta do balcâo ganhou um 'vitral'!

Por trás ficou "feio", mas ninguém vai ver! :)
Passe cola nas molduras das janelas, do lado que ficará contra o papel (de novo, depende do modelo de janela/porta e como você vai preferir colar), e cole no lugar.
Pinte uma bolinha com a tinta dourada e a ponta de um palito de dente, como se fosse a maçaneta.
as cortinas de outro tipo de janela. Use a tesourinha para recortar as sobras laterais

para que fique assim... (já com cola para colar na estrutura)

janela e porta no lugar! Note que mudei de idéia e pintei a parte de cima da porta de preto. Recomendo fazer isso ANTES de colar!!! Note tembém a "maçaneta" pintada 
Coloque as estruturas mais ou menos no lugar para marcar o tamanho a ser recortado do "piso". Como o meu piso escolhido era menos comprido do que o que eles forneciam, colei em duas partes, uma para a "garagem" e outra para a frente da porta. Coloque onde e como preferir! :)

Marque bem leve com o lápis o lugar onde as estruturas vão ficar, e pinte de verde onde será colocada a grama.
o lápis está bem fraquinho, quase não dá para ver na foto, mas é melhor assim... 
Não precisa ficar "bonito"! Pinte um pouco além do lugar marcado, para não correr risco de ficar uma área branca depois...
Cole uma lateral do balcão no "piso" do balcão. Use uma quina em ângulo reto para ter certeza que ficará no lugar certo. Você pode fazer uma "quina" usando blocos de LEGO. Funciona que é uma beleza! Cole a outra lateral do balcão.


Cole as duas estruturas uma na outra. Mantenha no lugar com os prendedores. Verifique se a base está realmente bem alinhada! Aproveite para colar o balcão no lugar também.
Note os prendedores que mencionei na lista de materiais
Com todas as portas e janelas já nos seus devidos lugares, cole o telhado.
Depois me dei conta que deveria ter pintado o telhado por baixo. Fiz depois, mas faça ANTES de colar para garantir um melhor acabamento!
Cole o "piso" impresso no "terreno".

Cole a casa no terreno, verificando sempre se todas as laterais estão "retas" e bem alinhadas. Segure firme no lugar pressionando o telhado (firme mas com cuidado para não deformar o telhado, ok?). Passe uma tirinha de cola por toda a lateral para dar mais firmeza.

Coloque cola onde será o gramado. Pode ser bem generoso na cola. Abra um cantinho do saco de serragem colorida (a grama) que vem no kit. Ponha sobre a cola. Pode colocar a mais. Dê uma batitinha leve com o dedo. Deixe secar antes de retirar o excesso com um pincel macio e seco. Faça esta parte sobre um papel para recolher o excesso que sai e colocar de volta no saquinho ou outro recipiente da sua escolha para usar de novo em outro projeto!
pode ser generoso com a cola. Trabalhe pequenas áreas por vez para a cola não secar antes de ter tempo de colocar o produto.

este saquinho de grama/serragem colorida vem dentro do kit. Abra uma pontinha para poder ter mais controle na hora de aplicar no "terreno"

dê tempo para a cola secar antes de retirar o excesso

Pronto, sua casa de boneca para sua dollhouse (ou enfeite para sua casa mesmo!) está pronto!!!




o kit, versão do fabricante
o kit, versão DHB! :)

Como pode ver, 1:100 é maior do que o tamanho "padrão" de dollhouses, 1:144. Mas ainda assim dá uma bela casa de bonecas "barbie" em miniatura!!!
Esta não abre. Mas que quiser uma decorada por dentro (com os kits da Minitec), é só não colar o telhado ou não colar a casa no "terreno". Cole um papel pelo lado de dentro (antes de colar as janelas e portas) e recorte a abertura das janelas/portas. Escolha um piso bonito para a área interna e cole no terreno. Distribúa os moveis e cole-os no lugar. Posicione a casa no lugar e sempre que retirar a casa (ou o telhado), poderá ver por dentro também!

Qua tal, gostou???? :)

Agora, a surpresa!!! Vou sortear ESTA casa! E o ganhador (a ganhadora) leva também um OUTRO kit, diferente deste e sem montar, para testar suas habilidades!!!! 

É só deixar um comentário NESTA postagem, dizendo que se interessa em ganhar o prêmio, e tornar-se seguidor(a) do blog, caso ainda não seja...

Boa sorte! O sorteio será em 3/junho, domingo. 

43 comentários:

  1. ah ficou linda. E com as alteraçoes que vc fez, ficou maravilhosa. Vc é fera!!! PArabens!!!
    Ahhhhhh quero participar do sorteio. rs
    Meu email: sheilacristinapereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! :)

      Já está participando, Sheila!

      Boa sorte!!!

      Excluir
  2. Olá Evelyne

    Parabéns pelo trabalho ficou show...adorei o passo à passo

    super detalhado ....você sempre inovando, criando e ensinando.

    Gostaria de ganhar o Kit....nossa ia amar....

    bjus.

    Susy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Susy!

      Lembre-se que é preciso seguir o blog para poder participar.

      Clique em 'Participar deste blog' na coluna ao lado ou neste link:
      http://tinyurl.com/c8fcoon

      Excluir
    2. Susy, bem-vindíssima!!! :)

      Vc está participando, cruze os dedos!

      Excluir
  3. A casinha é linda demais! É ótima a sua idéia de que ela pode ser a dollhouse da nossa dollhouse, mesmo um pouco 'grande'. ;)
    Gostaria muito de participar do sorteio.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Evelyne

    Tava dando mais uma repassada no tutorial....curti muito as

    dicas....você é super menunciosa , está tudo super bem explicado,

    adorei o resultado final.

    Forte abraço

    Susy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Susy!

      Como o foco são os iniciantes, todo detalhe é importante. Mas espero dar boas idéias para os mais experientes (como vc, né? Vc é fera tmb!!!) ;)

      Excluir
  5. llinda fofissima. quero ganhar..........rssss
    cidinhaseixas@ig.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Evelyne! Eu realmente sou fã de seus tutoriais super detalhados. Você não imagina a diferença que faz pra quem é iniciante. Sem falar que as dicas são aproveitadas em muitos outros projetos e, por ser no Brasil, os materiais são nossos conhecidos, né? Gostaria muito, muito mesmo de participar do sorteio: zilda.fonseca@terra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zilda! Saber que estão ajudando me anima a continuar fazendo mais!!! :)

      Você já está participando deste sorteio, boa sorte!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vinda ao blog Jolie.

      Mesmo quem não tem blog mas tem email no Gmail ou no Yahoo pode seguir um blog do blogspot.

      Para seguir o blog do DHB, é só clicar no link "Participar deste site" na coluna à direita e depois clicar em "Yahoo", que será uma das opções que vai aparecer na nova janela.

      Aí você coloca sua id Yahoo (joliejow2), sua senha e pronto! Já terá se tornado uma 'seguidora' do bolg! :)

      Excluir
  8. Parabéns pelo tutorial da dollhouse, você como sempre cheia de dicas, que dá pra gente usar em outros trabalhos de miniatura também! e eu quero ganhar o kit!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz em poder ajudar.

      Mas qual é seu nome para eu poder colocar na lista quando for sortear, "moderador"? :)

      Excluir
  9. Menina, está lindo! Nem parece papel, parabens. Eu quero participar, já te sigo faz tempo. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andréa! Seu nome já está na lista... :) Boa sorte!

      Excluir
  10. I am your new follower and shall be very grateful if you please count me in for your very wonderful giveaway draw. I'll put your link on my blog.
    Thanks and hugs, Drora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Your name is in the hat, Drora! :)

      Just keep in mind this miniature house is larger than traditional 1:144. It's in 1/100th scale.

      Excluir
  11. Hola! me gustaría mucho participar en tu sorteo, por favor cuenta conmigo, gracias, Ana (mucuy) acamarah.50@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. I'm so happy to found your blog today. Your work is wonderful. I'm coming from Drora. I'm a new follower and I put a link to your special giveaway on my sidebar. Please count me in.
    Hugs from Craftland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welcome Craftland!

      Your name is in the hat now. Good look! :)

      Excluir
  13. Partecipo con grande piacere al tuo giveaway!
    Incrocio le dita!
    Grazie
    Patrizia

    ResponderExcluir
  14. I'm your newest follower and I'd LOVE to enter your wonderful giveaway - so I hope you'll count me in it (^^)

    MiniHugs, Irina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Welcome Narina!

      And your name is in the hat. Good luck tomorrow! :)

      Excluir
  15. me apunto, puedo? subo el enlace a la barra lateral de mi blog

    ResponderExcluir
  16. You can count me in, if I'm not too late yet! :) That's so lovely :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Not too late at all, Ninni! I'll draw the lucky one tonight. Good luck, your name is in the hat! :)

      Excluir
  17. shall be very grateful if you please count me in for your very wonderful giveaway

    ResponderExcluir
  18. Me encantaria participar.
    Subo el enlace a mi blog.
    besitos ascension

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Ascension. Bienvenida y buena suerte logo más!

      Excluir
  19. Me gustaría participar en tu sorteo, acabo de descubrir tu blog,te anuncio en mi blog.
    Besos de las Malu´s.

    ResponderExcluir
  20. Es preciosa la casita!! Felicidades, un gran trabajo!

    ResponderExcluir
  21. Até agora 14 participantes válidos (com comentário e seguidores do blog)

    5 do Brasil
    9 de outros países...

    Brasileiros, cadê vocês!!! :)

    ResponderExcluir
  22. Evelyne tambem quero participar. Tá linda a casinha.... meu email nuria257@gmail.com. bjhs

    ResponderExcluir
  23. TBEM QUERO PARTICIPAR,ADOREI A CASINHA,TO DENTRO...BJS

    ResponderExcluir