quinta-feira, 15 de julho de 2010

Dica de 'ferramenta'

Ok, ok... não é bem uma ferramenta, mas é o equipamento mais utilizado por quem faz miniaturas, não importa o material usado: A COLA!!!

E o maior problema é aplicar a cola em pequena quantidade, com controle sobre onde vai e quanto... Uma EXCELENTE solução é colocar um "bico" dosador na ponta do frasco de cola.

A primeira vez que vi um bico assim foi a cola da Templewood Miniatures, muito usada e divulgada pela editora da Dollhouse Miniatures, Joyce Dean*. É uma mão na roda para colar roupas, almofadas, bolsas, couro, tecido, madeira, o que você precisar!

Como essa loja fica na Inglaterra, e comprar significa importar (custo de frete mais conversão de libras para dólar, mais imposto), resolvi tentar a minha mesmo. Peguei um pequeno frasco de cola - o que veio com a coleção "Casa de Praia" da Planeta, lixei a ponta até caber uma ponta metálica de lapiseira 0.7. Encaixei bem, colando com 'super-bond' e... deu certo!!!

Recentemente descobri um fornecedor deste tipo de frasco com essa ponta, já que está difícil achar esse tipo de lapiseira em loja de 1,99 e comprar uma lapiseira boa para usar só a ponta dá dó! rsrs... Custa R$6,00 no Atelier Prince (role para baixo até achar "APLICADOR DE GUTTA"). O uso original deste tipo de frasco e ponta é para pintar seda!!! Mas funciona igualmente para cola, tinta dimensional, cerâmica plástica líquida misturada com tinta ou bem batida com cerâmica plástica normal, cola com glitter, etc.

Um grande achado!!! Recomendo muitíssimo!!!! :)


A "original" da Templewood, a minha - improvisada! - e a da Prince



QUER GANHAR UM APLICADOR DA PRINCE, novinho!!! , RECHEADO COM COLA "TACKY" (mais espessa, segura na hora!) importada?

Mande um comentário até 25/julho/2001. Sortearei um ganhador entre os que comentarem!!!

APROVEITEM!!!!!


* A editora Joyce Dean faleceu recentemente, vítima de um derrame. Fica aqui minha homenagem a ela.

8 comentários:

  1. Gostei muito da dica. Dias atrás andei a procura de algo assim, queria algo que me desse mais controle com a tinta dimensional para confeitar um bolinho, fiquei olhando as minhas velhas canetas nakin do tento de desenho em papel vegetal e pensei em diluir um pouco a tinta e usá-la, mais precisei de tinta, conversando com a dona de uma loja proxima a minha casa ela me deu a ideia de usar a fine liner da corfiz, ela vem com 4 piteiras e uma ponta metalica 0,5mm. Foi perfeito. ( http://www.corfix.com.br/produtos3.asp?cod_produto=89)

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica, Cris!

    E já está concorrendo ao sorteio!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Opa, que dica legal! Você é demais Evelyne!!
    Beijão,
    Jane

    ResponderExcluir
  4. Que dica legal,Eveline!O que mais me impressiona é que a criatividade não tem limites,quando se trata de fazer arte.Valeu pela dica!Também tenho uma dica legal,mas é sobre como fazer torneados em madeira.Como não temos no Brasil ferramentas apropriadas para fazer este tipo de detalhe em miniaturas de móveis,eu tive a idéia de forrar palitos de laranjeira ou de churrasco com lixa bem fininha.Já fiz alguns móveis com esta "ferramenta"e deu certo.Afinal,o que importa no nosso hobby é a diversão que ele pode proporcionar e a criatividade de cada um.Gostei muito da sua idéia e vou experimentar.Parabéns e muitos beijos.

    ResponderExcluir
  5. oi valeu pela dica.
    Nos brasileiro que gostamos de fazer minituras precisamos de muitas dicas,improviso e ajuda por que ainda é fraco esta arte aqui e muito caro. minha casa eu mesma estou fazendo,moveis alguns até de papelão.

    ResponderExcluir
  6. Olá:
    Gostaria de saber se alguém tem idéia de onde encontro a fine liner aqui em Curitiba?
    cctds@hotmail.com
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc se refere à caneta Fineliner da Staedler ou o instrumento com ponteira como o descrito na postagem, o da Corfix?

      A Cia das cores parece ser de Curitiba, pelo prefixo do fone fornecido no site deles, mas eles não dão endereço. Nunca comprei lá, verifique se está tudo nos conformes antes de fazer algum pagamento (endereço, CNPJ, etc): http://www.ciadascores.com.br

      Excluir
  7. Adorei a dica, vou experimentar com tinta dimensional. Grata

    ResponderExcluir