Pois é, este lugar EXISTE!!! :)
Chama-se The International GUILD School.
Já ouviu falar do IGMA? Aquela instituição americana que concede títulos de Artisan e, mais acima ainda, Fellow, para os miniaturistas do mundo inteiro que são 'feras' em sua arte de fazer miniaturas? Bem, até hoje nenhum brasileiro conquistou este título ainda, mas tenho confiança que chegaremos lá. O fato é que se eles são muito exigentes para conferir um título de Artisan, é porque quem o tem faz miniaturas de cair o queixo. Daquelas que se você vê numa foto sem referência de tamanho (uma régua, um clipes de papel, uma moeda), jura de pé junto que é do tamanho 'normal', de tão perfeita que é!
Mas o IGMA, além de conferir reconhecimento aos melhores artistas nesta arte, também se empenha em ENSINAR quem realmente quer aprender a fazer miniaturas bem-feitas, bem realistas.
Todo ano em julho os alunos e os tais mestres Artisans e Fellows se reúnem em um campus em Castine, uma cidade do estado do Maine, nos EUA. Ficam hospedados no próprio campus e têm várias opções de aulas e técnicas. Tudo o que se pode imaginar se aprende por lá: esculpir dolls, esculturas artísticas, moldar e soldar metais, montar e produzir ambientes por fora e/ou por dentro, tecelagem, cestaria, soldar, bordar, fazer flores, tornear madeira, fazer móveis, tudo, tudo, tudo!!! E com mestres no assunto. Os cursos têm duração de 36, 24 ou 12 horas.
Veja vídeos da semana de 2010: http://www.igma.org/guild_school/video.html
Nem precisa ser membro do IGMA para passar uma semana prá lá de especial, basta falar inglês razoavelmente (para entender as instruções, né?) e estar disposto a gastar uma certa quantia no curso ($1350 dólares) e passagens aéreas.
Toda a alimentação e hospedagem no campus estão incluídas no programa, além de 36 horas de aula. Pode ser um curso de 36 horas, um de 24 mais um de 12 ou 3 de 12, você escolhe. No final, todos se reúnem num leilão para comprar peças doadas pelos próprios Artisans e Fellows. O dinheiro arrecadado é usado para suprir a escola com ferramentas e materiais e... bancar bolsas de estudos!!!!
Isso mesmo! Quem não tem dinheiro para pagar o curso mas tem POTENCIAL para se desenvolver no miniaturismo pode se candidatar a uma bolsa. Falar inglês, pelo menos num nível intermediário é fundamental, já que os formulários e aulas são todos neste idioma, mas a oportunidade está aberta a todos os interessados, nem precisa ser membro do IGMA. A bolsa não cobre despesas de transporte até lá, mas pelo que se vai aprender, vale a pena começar a economizar desde já. Todo ano, até agosto, é possível se candidatar a uma bolsa para o ano seguinte.
Se você realmente curte miniaturas, comece já a levar a sério um bom curso de inglês e juntar dinheiro para as passagens. É uma experiência única e maravilhosa, daquelas que mudam a vida da gente para sempre. Todos que já tiveram a chance de ir a Castine falam apaixonadamente da experiência.
Quem sabe você não será o próximo ou a próxima a nos contar mais sobre lá? :)