quinta-feira, 17 de maio de 2012

Microminis nacionais

Se você andou acompanhando meu blog pessoal, onde mostro as minis que faço, deve ter notado que ando trabalhando bastante com escalas menores, especialmente a 1:144, ou micro-mini. Esta escala seria a casa de bonecas de uma casa de bonecas. São muito fofas!

A maioria das estruturas que monto são kits importados. Isso porque cortar com precisão nesta escala, uaando estilete, é muuuuuito difícil! E estes kits são cortados a laser em lâminas tão finas de madeira quanto papel ou cartolina.

Bem, mas então isso quer dizer que aqui no Brasil não dá para montar estruturas em micro-minis? Nada disso, dá sim!!!

Acontece que existe no mercado nacional material para maquetes. Geralmente vêm nas escalas mais usadas no setor, que são decimais, não duocecimais. Ou seja, são escalas onde o fator de redução (o número depois do "1:") é divisível por 5 ou 10, não por 12. Então dá para encontrar material nas escalas 1:25, 1:50, 1:75, 1:100, 1:150 e 1:200.

Um dos fabricantes nacionais é a Minitec Miniaturas. Eles têm kits de casas em papelão, móveis em plático ou metal, figuras humanas, postes, "gramas", cascalhos, etc. Os kits de casa até que são bem baratinhos. No site deles dá para comprar por menos de 10 reais. Os de móveis e figuras humanas já são um pouco mais caros.

Bem, o caso é que eu tinha dois desses kits há um bom tempo e resolvi montar um fazendo um (longo) tutorial para mostrar que dá para fazer minis pequenas muito bonitas com eles, é só uma questão de usar as técnicas certas para deixá-los mais "realistas".

E é isso o que vou mostrar na próxima postagem, que inaugura uma série de tutoriais para iniciantes que vou postar aqui no blog... e com direito a uma surpresa no final! :)

Esta será a casinha que será montada no tutorial

4 comentários:

  1. Quero fazer!Preciso dos detalhes(comprar o kit) e vou fazer acompanhando seu tutorial. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian,

      A Minitec (veja o link na postagem) tem vários kits, até em escala menor, em 1:200. Dá para comprar diretamente com eles (é só clicar no link). Pode escolher o que você gostar mais!
      Como eu disse na postagem, este modelo, o 034, eles não fabricam mais, mas se vc quiser um igual, talvez encontre em alguma boa papelaria que venda produtos de maquete e ainda tenha no estoque. Procure em papelarias próximas a faculdades de arquitetura, como as que ficam perto da ESPN, em São Paulo. Tem uma ótima entre a estação Vl. Mariana e Sta Cruz, não lembro o nome, desculpe. Pesquise perto da sua casa. Não é difícil de achar.

      Excluir
  2. zilda e Mirian, a nova postagem com o tutorial já foi publicada. Comentem lá para participarem do sorteio! :)

    ResponderExcluir