segunda-feira, 19 de março de 2012

Comprar online III - sites de leilões

Americanos a-do-ram comprar em sites de leilões! O mais famoso é o Ebay. O Etsy e o MOA também são muito populares entre miniaturistas.

Aqui no Brasil temos o Mercado Livre, o Elo7 e, mais recentemente, o Olx.

Já comprei no Ebay e gostei muito da experiência. Compro direto de um japonês que vende livros de miniaturas (livros são isentos de taxa de importação). Mas no ano passado levei um susto! Devido a reclamações de outros brasileiros quanto à demora para a encomenda chegar (veja postagem anterior), ele havia banido o Brasil dos países para os quais vendia. Acabou cedendo aos meus apelos (eu já tinha comprado várias vezes, nunca me queixei do prazo - ele até que é rápido para enviar - e só tinha feito avaliações positivas), mas colocou um aviso enorme que as entregas para o Brasil podem demorar... Brasileiros, manerem! :)

Adivinhe por que é que muitos vendedores lá tem verdadeiro 'pavor' de vender para brasileiros?...

Já tive problemas com mercadoria com defeito, e tudo foi resolvido rapidinho, amigavelmente! Eles levam a sério esse negócio de "Feedback" (ou avaliação) no Ebay.

Já no Brasil...

Comprei recentemente no Mercado Livre e só tive problema. É difícil entrar em contato com eles, não disponibilizam email direto ou telefone. Só através de formulário e demoram 48 horas para responder, SE responderem... Não era miniatura. O vendedor demorou a enviar, só mandou depois de eu abrir uma reclamação e ainda enviou produto usado e com defeito! E como o ML mediou a favor do vendedor por ele ter enviando a mercadoria depois que eu fiz a reclamação, agora não querem mais saber de mediar o fato dele ter enviado produto defeituoso!!! Enquanto isso o escroque retirou todos os seus produtos e desconfio que tenha se cadastrado de novo com outro nome para vender para outros desavisados... Moral da história: fiquei no prejuízo!!!...

Então minha recomendação é: FUJA do ML!!! Não venda nem compre lá, pois pesquisei na internet e vi muito vendedor tendo prejuízo também (o ML sumiu com o dinheiro deles). Pesquise no Google "Mercado Livre reclamação" para ver quantas reclamações há contra eles! Tem até um fórum que reúne os que foram lesados por esta infame organização...

Sei de miniaturistas sérios e confiáveis que vendem no Elo7. Não experimentei, portanto não posso avaliar o serviço eu mesma. Também li boas recomendações do Olx, mas também não experimentei pessoalmente.

Então minha sugestão é: comece comprando coisas miúdas, de baixo custo. Isto inclusive vai aumentando sua pontuação de comprador - funciona para o Ebay também! Só compre itens mais caros se o vendedor tiver uma excelente avaliação. Você sempre corre o risco de tomar prejuízo, pois o Código de Defesa do Consumidor não atua sobre sites de leilões... então avalie bem se vale a pena!...

Recentemente o DHB voltou a pubicar sua seção de classificados. Funciona como anúncios de jornais. O sucesso da transação depende da honestidade tanto do comprador quanto do vendedor, pois o DHB não intermedia a venda.

Minha sugestão para compras assim, se for comprar de alguém que não conheça pela primeira vez, é usar o Reembolso Postal (sim, pessoa física pode usar este serviço, sem contrato e de forma avulsa!) ou então o Sedex a cobrar. Eles protegem tanto o comprador quanto o vendedor. 


Resumindo, em qualquer forma de transação comercial, a transparência é sempre a melhor solução para bons negócios! Clientes satisfeitos atraem novos clientes. E errar é sim humano, acontece mesmo quando há a melhor das intenções. O que faz a diferença é a disposição em corrigir o erro e acertar!

Um comentário:

  1. Evelyne


    .....Texto... , ( pauta ) , dicas , super perfeitos e elucidatívos.

    bye

    Susy

    ResponderExcluir