sábado, 1 de maio de 2010

Workshop & Thorne Rooms

E finalmente.... miniaturas!!! :)

Na 5a, as feiras ainda não tinham começado, mas fui fazer um workshop para o qual eu já tinha me inscrito com antecedência e que duraria das 8 às 17h. Consegui acabar um pouco antes, lá pelas 16hs. E isso me deixou com mais tempo livre para aproveitar a grande pedida das 5as feiras: entrada livre no Art Institute de Chicago para ver as Thorne Rooms!!! (economiza-se 18 dólares para gastar com mais miniaturas...) :) 

O workshop


a simpatissíssima 'teacher' Kimberly Hammer
A professora é a simpatissíssima Kimberley Hammer. Ela é fera em plantas em miniatura e desenvolveu um charmoso jardim com laguinho, plantas aquáticas, uma ponte, arbustos e até uma árvore. Foi chamado de "Um toque de Monet". O chorão foi, na verdade, entregue pronto e feito por Lady Bug, que vende vários suprimentos para fazer plantas e jardinagem, como furadores e muitas outras coisas a preços bem acessíveis. 

Kimberley já tinha trazido a base já montada e pintada, o lago (de um tipo de resina) já pronto e seco, os arbustos, a ponte já pintada e as flores já recortadas. E ela ensinou - com detalhes, paciência e encorajamento - como montar tudinho. Adorei a aula, a professora, tudo! E aprendi uma técnica nova.

 
O cenário que deveríamos montar (este é o da teacher)

Thorne Rooms


Numa dessas enormes coincidências da vida, uma das minhas colegas de workshop era nada mais nada menos do que a curadora das Thorne Rooms!... Babei de inveja dela, hehe... Ela é surpeendentemente jovem e acessível. Contei que ia exatamente lá depois do workshop e perguntei se poderia tirar fotos. Ela autorizou, mas pediu para não usar o flash - uma recomendação comum em museus, já que a exposição à luz tem que ser controlada para não descorar pigmentos e outros produtos químicos usados nas várias obras. 

E as Thorne Rooms são tudo aquilo e muito mais!!! Dá vontade de ir lá muitas e muitas outras vezes para admirar a perfeição de cada peça. Perfeição de execução e perfeição histórica, pois cada sala é um retrato impressionante e quase mágico de como se vivia em cada época retratada. Bem... na maioria delas é como vivia a parcela abastada da população... ;)

A senhora Thorne, esposa de James Ward Thorne, e natural de Chicago, colecionou nas suas viagens pelo mundo várias peças elaboradas e perfeitas em miniatura. Quando sua coleção já estava bem grande, ela decidiu usar seus conhecimentos (e dinheiro) e projetou 68 ambientes de várias épocas e locais, principalmente da Europa e dos EUA, com uma sala especial para o Japão. Ela contratou os melhores artistas da época para trabalharem em vários aspectos dos ambientes. Como os ambientes foram construídos entre 1932 a 1940, uma época de recessão 'braba' nos EUA e Europa, com a II Guerra iminente ou já a 'pleno vapor', não foi difícil convencer os talentosos artistas a contribuirem com sua arte. E o resultado é de tirar o fôlego, de cair o queixo!!!

 Alguns visitantes insistiam em tirar fotos com flash, mas em respeito à minha 'colega de aula', eu tentei tirar sem, mas acabaram saindo muito tremidas, poucas sairam legais. Acabei desisitindo das fotos e fiquei só curtindo o que via mesmo. As fotos do site oficial do museu são de excelente qualidade. Mas tem uma coisa que só se descobre vendo de perto: as salas continuam!!! Dá para ver portas que abrem para algum outro ambiente ou então para um jardim, para a rua... A ilusão de realidade é indescritível!!!!


vislumbrando outra sala 'extra'...
Dá para imaginar como era o mundo lá fora naquela época....

Um detalhe (meio borrado) do trabalho minucioso na madeira entalhada...

uma janela com vista para um lindo jardim e a luz 'natural' iluminando o ambiente...

A luz 'natural' ilumina o ambiente riquíssimo, cheio de detalhes em ouro.
Não vi criança, adulto, idoso, homem ou mulher que não tenha ficado impressionado com o que via! Era um deslumbramento atrás do ourto, uma descoberta seguida de outras tantas... 





































































Não comprei o livro que o museu edita porque na Amazon sai mais em conta. Mas descobri lá um livro de ficção chamado "The sitxty-eight rooms" (Os 68 ambientes), de Marianne Malone. Nele uma garota de uns 12 anos (Ruthie) e seu melhor amigo (Jack) descobrem uma chave mágica que os faz encolher para a escala 1:12 e os dois percorrem vários ambientes, não só descobrindo que os objetos lá podem ser usados, instrumentos podem ser tocados, etc, mas também que eles, de forma mágica, podem interagir com o mundo lá fora da época de cada ambiente, que a mesma magia trás à vida! Adorei o livro!!! Pena que é em inglês, mas espero que um dia traduzam para o português .

Pela capa do livro dá para ter uma idéia da maravilhosa aventura que o par de jovens vai viver. :)

Um comentário: